sábado, 14 de julho de 2007

METODOLOGIA DO PROGRAMA 2° TEMPO - BARBALHENSES DO FUTURO

NÚCLEOS DE ESPORTES DO PROGRAMA 2° TEMPO
- BARBALHENSES DO FUTURO –

TEXTO INTRODUTÓRIO

Os benefícios de reunir atividades esportivas, recreativas e culturais em diversos espaços já são atualmente reconhecidos não só pelos profissionais especializados, como também pelas próprias comunidades beneficiadas por essa exteriorização de espaços.

A idéia da criação dos Núcleos de Esportes do Programa 2° Tempo se baseiam, justamente,
nas possibilidades diversas de aproveitamento de áreas comunitárias para o desenvolvimento
de atividades diversas e distintas (complementares ou não), visando atingir o maior número possível de usuários dentro do maior raio de atuação possível.

Assim sendo, a seguir explicaremos as características que nortearam e que foram
discutidas a fim de chegarmos em um “modelo” de instalação esportiva,recreativa,
cultural em núcleos visando melhorar e traduzir as necessidades latentes e já demandadas pelos usuários dos distintos distritos de nossa cidade.

Além disso, detalharemos cada um dos Núcleos que foram criados, de maneira a poder demonstrar os conceitos e as justificativas para a disposição dos espaços, seguindo alguns exemplos de aplicação.

POPULAÇÃO ALVO

Os Núcleos de Esportes do Programa 2° Tempo foram formados em distritos distintos,
cada um com uma área diferente e podendo receber usuários de atividades variadas e concomitantes.

Podemos estimar que uma população de 5000 pessoas possa utilizar as instalações
(os 1700 do Programa 2° Tempo + a comunidade em geral)) com um tempo de deslocamento de aproximadamente 05 minutos como raio de ação.

O QUE OS NÚCLEOS DE ESPORTE DO PROGRAMA 2° TEMPO OFERECEM?

Os Núcleos de Esporte do Programa 2° Tempo foram criados e projetados seguindo os seguintes objetivos:

§ Oferecer instalações e espaços que se adaptem a um grande número de
atividades, incluído esporte, lazer, eventos culturais, folclóricos, sociais e
recreativos;
§ Permitir que distintas atividades fossem desenvolvidas simultaneamente com
espaço suficiente para suportar este uso;
§ Incorporar acabamentos adequados aos edifícios e soluções de projeto que
possibilitem uma manutenção fácil e de baixo custo de operação, ao mesmo
tempo não prejudicando a estética e criando ambientes agradáveis;
§ Permitir um projeto de quadra poliesportiva que permite a sua expansão e
divisão interna, caso necessário;
§ Fornecer salas de múltiplo uso internas, em conjunto com o edifício principal,
aumentando as possibilidades de uso dos espaços;
§ Incentivar as comunidades usuárias a realizarem uma adaptação perfeita a
suas necessidades, adequando os espaços a elas e não o oposto;
§ Permitir o uso por distintas faixas etárias e diferentes níveis de atividades
esportivas e de lazer;
§ Incentivar os usuários a adotar o Núcleo como ponto central de convivência
social local, atraindo-os para uma gestão participativa e que preserve aintegridade dos edifícios, materiais e equipamentos empregados.
O ESTUDO-CONCEITO

A fim de permitir a adaptação local de cada Distrito aos princípios básicos descritos
pelo Programa 2° Tempo, procuramos dividi-lo em Núcleos, de características distintas e que podem ser dispostos de maneira a se adaptarem tanto às tipologias locais de terreno, como às necessidades da população usuária em termos de atividades a serem desenvolvidas.

A flexibilidade, a ação comunitária e a multifuncionalidade são três conceitos básicos
que formam a base da divisão em Núcleos de Esporte do Programa 2° Tempo – Barbalhenses do Futuro .

A idéia é permitir que cada local utilize seus espaços, através de recomendações de orientação e de implantação do Serviço Social do Comércio - SESC para que, a partir de
uma área disponível, possa localmente adaptar o programa e as técnicas e materiais cedidos com um melhor custo-benefício a serem empregados.


OS NÚCLEOS DE ESPORTE DO PROGRAMA 2° TEMPO

Os Núcleos de Esporte do Programa 2° Tempo devem ser pensados de maneira a não
somente atender às necessidades locais, como também de se adaptarem ao entorno
local, agregando qualidade ao ambiente construído da vizinhança:praças e instalações agradáveis onde tenham alta influência no desempenho e no incentivo dos usuários,
sem nenhuma dúvida. Assim sendo,a divisão por Núcleos de Esporte é de extrema importância para cada local.

A ) ACESSO

O acesso aos Núcleos de Esportes é sempre comandado pelo monitor e supervisionado pelo Corpo Gestor da Escola.

CORPO GESTOR

O Corpo Gestor deve ser considerado como o articulador de todas as atividades
dentro de cada Núcleo, uma vez que concentra diversas experiências e representa
um ponto fundamental de acesso entre todos os alunos e alunas.


§ Recepção
§ Administração
§ Copa
§ Primeiros Socorros
§ Vestiários
§ Sanitários
§ Depósito
§ Salas de múltiplo uso


B) ACESSO

O Corpo Gestor é quem recebe o monitor e os alunos e por isso deve permitir uma perfeita
integração dos mesmos com o novo espaço, oferecendo conforto na recepção e no decorrer das atividades.O Corpo Gestor tem direta conexão com as atividade esportivas (quadras),com os horários de lanches, com o atendimento médico(aulas de saúde) e com o atendimento pedagógico.

APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Educação e Esportes de Barbalha está implantando o Programa Segundo Tempo em parceria com o Serviço Social do Comércio – SESC e o Ministério dos Esportes, o qual, este Programa está voltado para a prática de atividades desportivas e de lazer acompanhado de reforço escolar e alimentar, como forma de erradicar a repetência e a evasão escolar, contribuir com a redução do quadro de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social.

Visa desenvolver nos educandos a prática esportiva através da criação de escolinhas de vôlei, futsal, handebol e xadrez para 1700 crianças e jovens da rede municipal de ensino na faixa etária de 07 à 14 anos divididos em 8 núcleos beneficiados em 03 (três) dias determinados pelo Programa Segundo Tempo e SESC.


JUSTIFICATIVA PELA DIVISÃO EM NÚCLEOS


A META

a) Repetência e evasão escolar;
b) Quadro de exclusão e vulnerabilidade social;
c) Registro de casos de violências, uso de entorpecentes e ociosidade juvenil;
d) Uso adequado do espaço escolar - esportivo;
e) Auxílio aos programas sociais, de esporte e lazer desenvolvidos por outras Secretarias.

AS CAUSAS

a) O aluno não encontra motivação e auto – estima na família por não ser estruturada, não se identificando com o espaço esportivo resultando no alto índice de evasão ou repetência;
b) O educando não encontra um espaço esportivo no qual esteja inserido,aceitado e respeitado, ficando a margem da sociedade e vulnerável a situações de risco;
c) Em decorrência do item anterior o educando acaba por enveredar nos caminhos do crime;
d) Por carência de espaços e projetos esportivos onde possam desenvolver suas habilidades o aluno acaba por não valorizar o espaço escolar;


RELEVÂNCIA E RESULTADOS

Objetiva proporcionar as crianças e jovens o contato com a prática esportiva, desenvolver habilidades psicomotoras, revelar talentos críticos numa efetiva postura educativa dentro de espaço desportivo e respeitando os parâmetros legais junto as instituições responsáveis, tendo como resultado finalista a contribuição para a redução do quadro de exclusão e vulnerabilidade social.

IMPACTO OU BENEFÍCIOS

Proporcionar atividades desportivas, reforço alimentar e escolar, buscando criar alternativas que possam otimizar o contra-turno escolar, motivar as crianças a permanecer mais tempo na escola, erradicar ou pelo menos minimizar o índice de evasão e repetência, o contato com as drogas e / ou com influências nocivas a sua saúde social através da valorização do esporte como instrumento de inclusão social, objetivando melhorar seu desempenho escolar, sua socialização e elevar sua auto – estima.

ÁREA GEOGRÁFICA

O Projeto Segundo Tempo – Barbalhenses do Futuro, visa atender 1700 crianças em oito núcleos distintos, localizados 03 (três) na sede do município e 05 (cinco) nos Distritos.


AS CARACTERÍSTICAS

Áreas carentes e por isso mesmo com índices preocupantes de vulnerabilidade social, onde apesar dos problemas a comunidade está organizada em associações que procuram alternativas viáveis com a implantação de projetos e programas sócio – culturais e educativos que possam resgatar suas crianças e jovens das ruas.


INFORMAÇÕES

Os núcleos em que serão implantados o Projeto Segundo Tempo – Barbalhenses do Futuro, apresentam estatísticas positivas no tocante aos interesses da população estudantil em aderir a projetos que promovam o desenvolvimento pessoal e coletivo da comunidade.
O mérito maior será a grande oportunidade da demanda, alvo nas propostas evidenciadas e executadas pelo SESC e a Secretaria de Educação e Esportes de Barbalha onde priorizam a qualidade na busca da erradicação da evasão escolar, da valorização do espaço físico e pedagógico da escola, onde através destas estimativas justifiquem a aprovação do referido projeto em núcleos.

ATIVIDADES

Os núcleos em questão apresentam experiências anteriores de projetos que conseguiram minimizar alguns dos problemas apresentados, onde foram beneficiados: escola, alunos e alunas, pais, enfim toda a comunidade em que o projeto será implantado.

OBJETIVO GERAL

Promover a prática esportiva como forma de valorizar o espaço escolar, incentivar a permanência dos educandos na escola e erradicar a evasão, a repetência e a vulnerabilidade e exclusão social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Promover a difusão de conhecimentos, conteúdos e habilidades na prática do vôlei, handebol, futsal e xadrez;
b) Incentivar e valorizar a prática de esporte como forma de incentivar a permanência do aluno na escola;
c) Erradicar a evasão, a repetência e a vulnerabilidade e a exclusão social;
d) Otimizar o contra – turno escolar;
e) Contribuir para o desenvolvimento humano, em busca de uma qualidade de vida capaz de suprir suas necessidades e sua promoção social;
f) Buscar e garantir recursos humanos qualificados e de caráter permanente para coordenar e ministrar atividades esportivas com qualidade;
g) Despertar no público assistido uma consciência crítica à prática esportiva como atividade básica para a promoção do desenvolvimento físico, mental e social dos envolvidos;
h) Contribuir para a inclusão social dos beneficiados.

METODOLOGIA

A proposta prevê a iniciativa esportiva (coletiva e individual), envolvendo e preparando os educandos para o contato com o esporte, valorizando o raciocínio lógico e espacial, a socialização, além do fortalecimento de seus valores, o aumento da auto-estima, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de atividades pedagógicas através de:

a) Ensino de esportes através de jogos;
b) Levar os alunos a compreender a lógica organizacional dos jogos;
c) Oportunizar o desenvolvimento da inteligência do jogo;
d) Levar em consideração o conhecimento trazido na história de vida do educando;
e) Buscar equilíbrio entre ações coletivas e individuais, cooperativas e competitivas;
f) Oportunizar a aproximação de pensamento e ação através da prática de jogos;
g) Preencher a ociosidade, otimizando o contra-turno escolar através da valorização do espaço físico da escola e incentivando a prática esportiva;
h) Erradicar a evasão e a repetência, assim como resgatar e valorizar as crianças e jovens das comunidades onde será implantado o referido projeto.

Atenciosamente,

DEMÓSTENES DANTAS

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